Educação: um tesouro a descobrir, sobre Os Quatros Pilares da Educação

17/09/2013 10:22

Resumo:
    Jacques Delors, autor do livro: Educação: Um tesouro a descobrir, em que escreve no capítulo 4: Os Quatros Pilares da Educação, diz como deve ser levado, um dos vários aspectos da educação: “Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudanças”.
    O trecho citado logo acima, resume todo o que o capítulo traz para educação, onde a educação não pode ser levada apenas como uma forma quantitativa de conhecimento (armazenar e circular informações) é para fazer dessa quantidade, uma qualidade significativa do conhecimento. Abordando, então as seguintes considerações, que a educação (conhecimento) tem quatro pilares importantes para o desenvolvimento cognitivo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser.

 

Os Quatros Pilares da Educação:
    Para o autor a educação contém quatro pilares importantes para o desenvolvimento individual e coletivo do conhecimento e por fim da civilização:
        I. Aprender a Conhecer: adquirir os instrumentos da compreensão;
        II. Aprender a Fazer: poder agir sobre o meio envolvente;
        III. Aprender a Viver Juntos: participação e cooperação com os outros em todas as atividades humanas;
        IV. Aprender a Ser: a essência que integra as pilares.

    A educação deve transmitir saberes e saber-fazer, pois, são as bases das competências futuras, o que acontece é que a educação esta sendo levada para o armazenamento e circulação do conhecimento. A dependência da educação não esta apenas na quantidade, esta na qualidade também.
    O objetivo dos pilares é ultrapassar a visão pura da educação como instrumento (ferramenta) para obter resultados de aquisição de capacidades, por exemplo, e passe a considerar a sua real função, a busca da realização como pessoa em sua totalidade que é representada finalmente pelo ultimo Pilar (Aprender a Ser).

 

Aprender a Conhecer:
    Aprendizagem que primeiramente busca o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento e de seus saberes codificados, com a finalidade de aprender a compreender o mundo para se viver dignamente, desenvolver suas capacidades profissionais e para comunicar, Fundamentando-se no prazer de compreender, de conhecer e descobrir.
    Esse tipo de aprendizagem favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido critico e a compreensão da realidade a partir da autonomia do individuo. A importância da formação de cultura como Cultura Geral (aberta a vários conhecimentos e linguagens e principalmente a comunicação) e a Cultura Especializada (fecha-se a alguns conhecimentos e linguagens e com a comunicação limitada) sendo assim, a ciência é essencial para o desenvolvimento.
    Aprender conhecer, antes de tudo, é aprender-aprender, pois, exercita a memória (com a quantidade enorme de informação dos meios de comunicação social) e o pensamento (combinar muitos antagônicos como concreto e abstrato, dedutivo e indutivo, por exemplo), despertando a atenção do individuo. O processo de aprendizagem do conhecimento não acaba, enriquece mais e mais a experiência.

 

Aprender a Fazer:
    A aprendizagem de fazer está ligada, a formação profissional do individuo, ensinar a por em prática o seu conhecimento para uma determinada tarefa a ser realizada.  No âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho. O fazer contém duas vias:
        • Material (domínio cognitivo e da informação nos sistemas de produção; operador e técnico);
        • Não-material (domínio cognitivo das tarefas de concepção, de estudo e de organização).

 

Aprender a viver Juntos:
    A   prendizagem de evitar conflitos, resolver os problemas e adversidades de forma pacífica, desenvolver o conhecimento dos outros, culturas e outras formas de se ver a vida. A ideia de uma educação sem violência é uma boa ferramenta para evitar o preconceito (formadores de conflitos), pois, a tendência do homem é “supervalorizar suas qualidades”.
    A educação deve utilizar vias que são complementares
        • A descoberta progressiva do outro – primeiramente descobrir a si mesmo, para poder descobrir o outro, podendo assim, compreender melhor as suas reações com o outro; Desenvolver a empatia, em ambiente escolar é importante pela fusão de cultura e costumes, por exemplo; A interdependência.
        • Tender para objetivos comuns – Trabalhar em conjunto em projetos motivadores, Valorização do que é comum e não da diferenço; Cooperação.

 

Aprender a Ser:
    Aprendizagem de contribuição no desenvolvimento completo do individuo (Espirito / Corpo), fazendo de seu próprio juízo ferramentas para formulas os seus valores, críticas e pensamentos nas mais diversas circunstâncias da vida. A educação é o principal meio de que o individuo, tem a entender de sua liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação para desenvolver seus talentos.

 

Considerações Finais:

    Infelizmente, o ensino se transformou em interesses liberais e neoliberais que desumaniza a educação, onde se tinham interesses mais nobres como o humanitas ou iluministas, por exemplo, os interesses de agora são de diretrizes políticas liberais ou neoliberais, a comando de uma pequena elite na camada da sociedade, que alienam o verdadeiro sentido que seria e poderia ser a educação, refletir o conhecimento em busca de valores morais, ético e humanos, melhorando o relacionamento interpessoal da pessoa sujeito e sendo projetado em nossa sociedade de forma mais digna e respeitável.

    As faces que a educação contém são importantes para o desenvolvimento e progresso da pessoa, podendo agir de forma digna e moral com o seu meio social na sociedade. O desenvolvimento de suas faculdades, habilidades e técnicas são indispensáveis para o sujeito e principalmente para a sociedade. Os Quatros Pilares demonstram, os alicerces da Educação descritos em: Aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e ser, Sendo assim, resumiria esses termos em:
        • Aprender a Conhecer em aprender-aprender;
        • Aprender a Fazer em aprender-fazer;
        • Aprender a Viver Juntos na compreensão do outro e a percepção das interdependências;
        • Aprender a Ser em desenvolvimento da personalidade autônoma, discernimento e responsabilidade social. 

 

Referência Bibliográfica:

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

Seu Pensar Sobre: Educação: um tesouro a descobrir, sobre Os Quatros Pilares da Educação

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário